20 Julho 2023      09:55

Está aqui

Portalegre investe 3M€ no Centro de Formação da GNR

O projeto de conceção do novo Centro de Formação e do Comando Territorial de Portalegre da GNR foi apresentado ontem, quarta-feira, num investimento a rondar os três milhões de euros.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Portalegre refere que “a cerimónia de apresentação do resultado do concurso público de conceção para o projeto do Centro” contou com a presença da Secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto; do Comandante-Geral da GNR, o Tenente-General José Manuel Lopes dos Santos Correia; do Comandante do Centro da Formação da GNR, Coronel Carlos Belchior; e da presidente da autarquia, Fermelinda Carvalho.

Segundo a mesma fonte, “foram apresentadas as cinco propostas a concurso” e “entregues os diplomas aos três primeiros classificados, incluindo o projeto vencedor”, o gabinete Miguel Saraiva Associados – Arquitetura e Urbanismo, que arrecadou um prémio no valor de 25 mil euros.

“As próximas etapas serão a tramitação pré-contratual do ajuste direto e a posterior celebração do contrato e submissão do mesmo a Tribunal de Contas”, acrescenta o município.

A nova infraestrutura vai contar com um conjunto de 22 edifícios e instalações de apoio, e uma praça multifuncional no interior, estando este equipamento dimensionado para acolher um efetivo de cerca de 1.210 pessoas, entre oficiais, sargentos, guardas, civis e formandos.

Em paralelo, decorreu a cerimónia do Compromisso de Honra dos militares do 51.º Curso de Formação de Guardas, que contou com 297 guardas, “que terminaram com aproveitamento o referido curso”, adianta a GNR em comunicado.