14 Setembro 2021      08:38

Está aqui

Portalegre celebra 120 anos do nascimento do poeta José Régio

No próximo dia 17 de setembro, sexta-feira, será realizada uma “festa”, em Portalegre, em homenagem ao poeta José Régio, a propósito dos 120 anos sobre o seu nascimento. O autor, natural de Vila do Conde no Porto, residiu durante 37 anos naquela cidade alentejana.

Em comunicado, o município adianta que o evento irá consistir na apresentação de duas obras ligadas ao poeta, na Casa-Museu José Régio, pelas 17:30.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Portalegre, irá focar-se na apresentação de “Quando a minh'alma fala, a sua voz é um grito”, um livro que resulta de um esforço conjunto das cidades geminadas de Vila do Conde e Portalegre e “consiste na Coleção de Cristos nas Casas de José Régio e inclui textos do poeta e uma fotografia de Adalrich Malzbender”.

Segundo a autarquia, “a apresentação da obra caberá ao Professor Fernando J.B. Martinho, autor do prefácio, ilustre portalegrense que com Régio privou e profundo conhecedor da obra regiana”.

Para mais, irá ainda decorrer a apresentação da reedição da obra de José Régio, “Confissão dum homem religioso”, um “compromisso assumido pelas Câmaras de Vila do Conde, Coimbra, Portalegre e as Direções Regionais de Cultura Norte, Centro e Alentejo”, indica o mesmo comunicado.

A autarquia acrescenta também que “ambas as obras são editadas pela Opera Omnia, do editor José Manuel Costa, homenageando a figura singular do artista polifacetado, que foi uma das mais importantes personalidades do século XX”.

 

Fotografia de osfazedoresdeletras.com