26 Agosto 2018      19:46

Está aqui

Portalegre: água da Albufeira de Fratel com oxigénio abaixo do mínimo

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) alertou para os baixos níveis de oxigénio registados na Albufeira de Fratel, no concelho de Nisa, em Portalegre, que colocam em risco a fauna piscícola da barragem. Para o Ministério do Ambiente não se trata de qualquer problema de poluição no rio Tejo mas sim com a qualidade da água que é descarregada da barrage de Cedillo, em Espanha e que, por ser feita via turbinagem, com um descarregador de fundo, leva água com menos oxigénio para Fratel.

Segundo o governo já foi pedido às autoridades espanholas para que procedam a descargas de superfície de Cedillo, onde a água tem melhor qualidade, e permite um arejamento maior da água, afastando a hipótese de se tratar de um problema de quantidade da água e sim de qualidade,  já que os "níveis de caudal estão a ser cumpridos" pelos espanhóis.

A par deste problema surge outro, originado pelas altas temperaturas e pelo crescimento rápido de algas, o que também contribui para a degradação da qualidade da água naquela albufeira alentejana.

A Barragem ou Albufeira de Fratel, liga as duas margens do rio Tejo, que separa o distrito de Portalegre do de Castelo Branco e entrou ao serviço em 1974.

 
 
Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão