25 Julho 2017      12:55

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PORTALEGRE: ACADEMIA E FUNDAÇÃO CRIAM GRUPO DE AMIGOS DA AMMAIA

A cidade romana de Ammaia (Marvão, Portalegre) desde que foi (re) descoberta prometeu vir a ter uma monumentalidade relevante. A hipótese tornou-se evidente quando se percebeu que a muralha da cidade "protegia" uma área urbana de cerca de 20 hectares. 

Identificada arqueologicamente na década de 30 do século passado, foi alvo de escavações e estudo a partir de 1994 sob supervisão da Universidade de Évora que, juntamente com o município do Marvão e outros parceiros, veio a constituir a Fundação Cidade de Ammaia, responsável pela investigação e preservação do espaço.

Contudo o histórico da fundação revela permanentes dificuldades financeiras e que contribuem, de certa forma, para um segundo esquecimento de tamanha riqueza patrimonial, por a colocar aparentemente à margem dos mercados e circuitos turísticos nacional e internacional, apesar de ser apoiada pelo Radio-Past, um programa financiado pela União Europeia e que já fez um video de reconstrução em 3D e que pode ser visto aqui.

Com o principal objetivo de valorizar a importância deste património classificado que é a cidade romana de AMMAIA, foi lançada esta semana uma parceria entre o Instituto Politécnico de Portalegre e a Fundação Cidade de AMMAIA, no quadro das ações comemorativas dos 20 anos desta Fundação um acordo que se traduz no apoio do Instituto Politécnico de Portalegre à Fundação Cidade de AMMAIA nas áreas do Turismo, da Comunicação e do Marketing, áreas nas quais informalmente se têm estado a dar os primeiros passos de colaboração, através da apresentação de propostas de trabalhos por parte de vários grupos de alunos.

No âmbito deste acordo agora assinado, forama dados também os primeiros passos para a formalização de uma associação com a designação de Grupo de Amigos da AMMAIA (GAA), a concretizar no início do novo ano escolar.

O Acordo de parceria foi assinado por Joaquim Mourato e por Albano Silva, representantes do Instituto Politécnico de Portalegre e por Carlos Melancia e Carlos Fabião, representantes do Conselho de Administração da Fundação Cidade de AMMAIA.

Seguidamente à assinatura deste acordo, realizou-se uma reunião, na qual se fez uma síntese das propostas e se apresentaram os resultados dos trabalhos sobre o tema “Fundação Cidade de AMMAIA” realizados pelos estudantes dos cursos de “Administração de Publicidade e Marketing”, “Design de Comunicação” e “Jornalismo e Comunicação - vertente de Comunicação Organizacional”, conjuntamente com um grupo de professores especialistas nas áreas de “Comunicação Digital”, “Marketing e Publicidade” e “Design de Comunicação”.

Os trabalhos foram desenvolvidos no âmbito das unidades curriculares de “Oficina de Relações Públicas”, “Organização e Comunicação Online”, “Marketing Relacional” e “Projeto I” cujas propostas, tiveram como principal objetivo, relançar a marca AMMAIA nos mercados turísticos nacional e internacional e simultaneamente dar resposta aos desafios na área da comunicação.