25 Março 2025      15:33

Está aqui

Portalegre Jazzfest acontece em vários locais da cidade de 9 a 13 de abril

Portalegre vai acolher, em diversos locais da cidade, a 20.ª edição do Portalegre Jazzfest, um dos festivais de jazz mais conceituados do país, de 9 a 13 de abril.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Portalegre refere que “a programação é diversificada, descentralizada e repleta de jovens promessas e nomes conceituados do panorama nacional, europeu e mundial do jazz contemporâneo”.

A abertura do festival está marcada para o dia 9, às 18:30, no Auditório do Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino (MTGF), com entrada livre e a presença de “um dos nomes maiores do jazz português”: Carlos Barretto, que apresentará o seu álbum de 2024, “Lonely Dog”.

Ainda na quarta-feira e na Igreja do Mosteiro de São Bernardo, também com entrada livre, atuará outro grande nome do contrabaixo nacional, Carlos Bica, acompanhado de João Barradas, no acordeão.

O concerto inicial na quinta-feira, dia 10, no Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino, voltará a contar com toda a maestria e originalidade de Carlos Bica, desta feita a solo, essencialmente em torno do jazz, mas também envolto em folk.

À noite, é a vez do Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre (CAEP) receber o pianista espanhol Dorantes, com o seu álbum “Identidad”.

A autarquia adianta ainda que esta nova edição do evento apresenta uma novidade: concertos, a terminar a noite, nos Claustros do Convento de Santa Clara, com entrada gratuita. A dia 10 será a vez do projeto dinamarquês Emmeluth's Amoeba Quartet, numa mistura entre free jazz e música de câmara.

No dia 11, sexta-feira, no Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino, atuará o contrabaixista esloveno Gasper Livk, e à noite, no Grande Auditório do CAEP, atua o guitarrista Bruno Pernadas e o saxofonista José Soares. Para terminar mais uma noite do Festival de Jazz de Portalegre, nos Claustros do Convento de Santa Clara, atuará o trio da saxofonista dinamarquesa Mia Dyberg.

O 4.º dia do JazzFest começará de novo no Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino, com o concerto do contrabaixista americano, Michael Formanek. No Grande Auditório do CAEP, decorrerá “um dos concertos mais aguardados do festival”, com o duo americano de Chris Porter, no saxofone alto e de Craig Taborn, no piano.

O fim da noite de sábado, dia 12, será de novo nos Claustros do Convento de Santa Clara, com a francesa Eva Risser no piano vertical preparado e a revisitação da composição “Aprés un Rêve”, de Gabriel Fauré.

Para encerrar, a noite de domingo no Grande Auditório do CAEP será exclusivamente do quarteto da estrela britânica em ascensão, Emma Smith, “uma artista feminina de jazz ‘self made’, numa missão para ser ouvida e ter impacto no mundo de hoje, com um som de ontem”.

Tal como no ano passado, em parceria com a aKadémia Jazz, haverá duas “jam sessions” abertas ao público, nos dias 12 e 13, no espaço “Improvisos” do Business Center de Portalegre.

Segundo o município, o programa do 20.º Portalegre Jazzfest engloba ainda as “concorridas e tradicionais” provas de vinhos e de produtos regionais, assim como a Feira do Disco e do Livro, em colaboração com a editora Clean Feed.

Os bilhetes para o Jazzfest poderão ser adquiridos no CAEP. Os preços variam entre os 10€, para o bilhete diário dos concertos no Grande Auditório e os 25€ do Passe, que permite a entrada nos quatro concertos do CAEP.