24 Março 2023      09:26

Está aqui

Porco Alentejano volta a ser estrela em Ourique

A Feira do Porco Alentejano regressa já hoje, sexta-feira, ao concelho de Ourique, onde se irá prolongar até domingo, dia 26 de março, reunindo criadores, ouriquenses e visitantes que procuram “a excelência dos produtos regionais, a boa gastronomia, a animação musical e as tradições”.

Em declarações à agência Lusa, Marcelo Guerreiro, presidente do município, revelou que, este ano, participam “mais de 100 expositores de diversas atividades económicas, sobretudo ligados à transformação do porco alentejano”.

Além dos expositores ligados ao tema principal do certame, estão também presentes representantes de outros setores, como “o artesanato, agroalimentar, restauração, agricultura e entidades institucionais”, acrescentou.

“As expetativas são as maiores e esperamos um grande momento de afirmação de Ourique como ‘Capital do Porco Alentejano’ e deste setor”, realçou o autarca.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Ourique revela que, “como é tradição, o início da Feira é antecedido da realização de um conjunto de iniciativas que reúnem criadores, técnicos e outros cidadãos comprometidos com a afirmação do potencial produtivo da região”.

Neste sentido, está agendado para hoje, a partir das 9:30, o seminário técnico “Para onde caminha a fileira do porco alentejano?”, com a participação de diversos especialistas e ainda intervenções do presidente da ACPA – Associação de Criadores de Porco Alentejano, Nuno Faustino, e do presidente da Câmara Municipal de Ourique.

Pelas 12:00, a EDIA apresentará o Projeto do Circuito Hidráulico de Ligação do Alqueva ao Monte da Rocha, seguindo-se a entrega dos Prémios da Campanha 2022-2023 aos Criadores com as melhores produções.

A inauguração oficial do certame está agendada para as 16:30, momento que, além do Presunto de Honra, incluirá a estreia do novo Grupo Coral Infantil do Concelho de Ourique, que se constitui como “um importante contributo para a preservação do Cante Alentejano”.

É também de destacar que, ao longo dos três dias, o evento tem agendados os concertos dos The Black Mamba (sexta-feira) e D.A.M.A. (sábado), ambos às 23:00, e dos Sons do Minho (domingo), pelas 17:30.

O programa inclui ainda o 2.º Concurso de Linguiças Caseiras, o tradicional Concurso de Grunhidos e provas de produtos à base de carne de porco alentejano e de bolota.

Segundo a mesma fonte, esta edição tem como convidado o município de São João da Pesqueira, nas margens do Douro, com “uma relevante produção vinícola”.

De acordo com o mesmo comunicado, com este certame, o município de Ourique e a ACPA “continuarão a trabalhar na afirmação da fileira, na superação das dificuldades e na valorização do Mundo Rural”.

 

Fotografia de vozdaplanicie.pt