7 Janeiro 2023      11:59

Está aqui

Politécnico de Portalegre internacionaliza-se em 5 novos países

Em primeiro plano, Luís Loures, presidente do Politécnico de Portalegre
Em primeiro plano, Luís Loures, presidente do Politécnico de Portalegre

No âmbito do seu processo de internacionalização, no ano passado, o Politécnico de Portalegre estabeleceu 21 novos protocolos de cooperação: 17 dos quais com instituições de ensino superior do Brasil; um com a Tunghai University, na China; com a Universidad de Congresso, na Argentina; com o Igor Sikorsky Kyiv Polytechnic Institute, na Ucrânia e com a Cebu Technological University, nas Filipinas.

O acordo mais recente foi assinado com a Universidade Federal de Goiás (UFG). Sediada no estado brasileiro de Goiás e presente nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Goiás, a UFG conta com mais de 22 mil estudantes.

Até aqui, vinham sendo realizadas trocas de informação entre investigadores e docentes destas duas instituições. A partir de agora estão criadas condições para uma cooperação alargada, que inclui a mobilidade de alunos, docentes e investigadores; a participação bilateral em projetos académicos e o desenvolvimento de projetos de investigação conjuntos nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Sociais, Saúde, Tecnologias e Gestão, entre outras ações.

Com objetivos de cooperação similares, estão em curso conversações com outras instituições congéneres do Brasil, Chile, Perú, Colômbia, Estados Unidos, Israel e Índia visando o estabelecimento de novos acordos. As oportunidades de cooperação com estas entidades surgiram dos contactos estabelecidos no ano que terminou, na NAFSA (feira de estudos internacionais, nos Estados Unidos) e no âmbito do projeto de Internacionalização do Ensino Superior Politécnico de Portugal (PPIN).