O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), através da sua Escola Superior de Biociências de Elvas, irá disponibilizar a licenciatura de Desporto no próximo ano letivo de 2025/26.
Em comunicado, o IPP refere que a Licenciatura em Desporto “foi cuidadosamente estruturada para oferecer aos estudantes uma formação completa, combinando uma base comum sólida nos primeiros dois anos com a possibilidade de especialização em um dos dois ramos disponíveis no 3.º ano”.
De acordo com a mesma fonte, os ramos disponíveis serão Treino Desportivo (ideal para quem quer trabalhar com o desempenho desportivo, seja na preparação de atletas de alto rendimento, no treino de jovens talentos ou no desenvolvimento de metodologias inovadoras); e Atividade Física e Bem-Estar (para aqueles que desejam atuar no setor do fitness, da saúde e da promoção do bem-estar, ajudando diferentes populações a melhorarem a sua qualidade de vida através do exercício físico).
Além disso, “atualmente está em curso o processo de reconhecimento e certificação da Licenciatura em Desporto pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude para acesso ao Título Profissional de Treinador de Desporto (TPTD), Título Profissional de Técnico de Exercício Físico (TPTEF), Título Profissional de Diretor Técnico (TPDT)”, acrescenta o IPP.
A coordenação da licenciatura estará a cargo de Luís Branquinho, doutorado em Ciências do Desporto e atual coordenador do Polo de Gestão do Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV) no Instituto Politécnico de Portalegre.