A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) promoveu, no passado dia 9 de abril, a 7.ª reunião da Plataforma Supraconcelhia do Alentejo Central, na qual foram aprofundadas as respostas sociais desenvolvidas na região.
Em comunicado, a CIMAC refere que, durante a reunião, foi apresentada a Associação Alzheimer Portugal, a cargo de Filipa Gomes, diretora de Serviços do Núcleo de Lisboa e Ribatejo, que “destacou o papel da associação na resposta às problemáticas associadas à demência, sublinhando a crescente necessidade de capacitação das instituições para acolher e cuidar de pessoas com esta condição”.
A responsável deu também a conhecer iniciativas como o “Café Memória”, dinamizado mensalmente na Pousada da Juventude de Évora com o apoio de voluntários, manifestando ainda a intenção da associação “em alargar a sua intervenção no distrito de Évora”.
Nesta reunião, Célia Ramalho, diretora da Unidade de Desenvolvimento Social da Segurança Social, partilhou informação atualizada sobre o Programa de Combate à Pobreza e Exclusão Social, no âmbito dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS), bem como sobre os programas Radar Social, PRR e PARES.
A responsável informou ainda sobre a abertura de candidaturas ao Programa de Celebração ou Alargamento de Acordos de Cooperação para o Desenvolvimento de Respostas Sociais (PROCOOP), dirigido às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).
Fotografia de facebook.com