1 Março 2023      11:28

Está aqui

Peixe do rio é protagonista de festival em Alandroal

A partir de sexta-feira, 3 de março, o peixe do rio vai voltar a ser destaque em Alandroal, num festival gastronómico que procura incentivar o seu consumo e promover a restauração local.

O programa do Festival do Peixe do Rio, que conta com a organização da Câmara Municipal de Alandroal, decorre até ao dia 12 de março no concelho alentejano e tem 14 restaurantes e cafés aderentes, foi conhecido ontem (28 de fevereiro).

O presidente do município, João Grilo, começou por evidenciar à agência Lusa que uma das novidades da edição deste ano é a mudança do seu nome, que passou de mostra gastronómica para festival.

“Não é só uma mudança de designação. É também uma aposta na amplificação dos processos ligados a toda esta dinâmica da gastronomia do rio, que tem funcionado muito bem, mas, para continuarmos, tínhamos que mudar alguma coisa”, explicou.

O autarca adiantou ainda que, apesar da alteração da designação, o modelo do evento foi mantido, pois realiza-se “sempre no início de março” e continua a caracterizar-se pela oferta de pratos à base de peixe do rio nos estabelecimentos do concelho.

“Mas queremos dizer que, se temos a ambição de ser Capital das Cozinhas do Rio, temos que trabalhar também ao longo do ano e não apenas durante uma quinzena” e, assim sendo, pretende-se ter “o peixe do rio nos restaurantes ao longo de todo o ano”, salientou.

Caso este objetivo, que passa pelo aumento da oferta, seja alcançado, destacou João Grilo, vai ser criado pela autarquia de Alandroal um roteiro gastronómico pelo concelho, através do qual vai ser possível saber que restaurantes confecionam peixe do rio e quando é que o fazem.

“Temos também que começar a construir conhecimento á volta do peixe do rio”, considerou, acrescentando que se está também a estudar a criação da “Academia das Cozinhas do Rio”, um espaço físico dedicado ao peixe do rio.

Este projeto está atualmente, segundo o presidente, “numa fase de estudo prévio”, podendo a academia, apoiada por fundos comunitários, abrir dentro de “um ou dois anos”.

A edição deste ano do Festival do Peixe do Rio também vai até à escola de Alandroal no dia 10 de março (sexta-feira), dia em que a ementa da cantina escolar vai ser composta por pratos elaborados à base deste ingrediente.

“Em vez de um filete de pescada, vamos ter um filete de lúcio-perca para mostrar que o peixe do rio não é apenas bom do ponto de vista nutricional, mas, como é um produto local, tem menos impacto no ambiente do que um peixe do outro lado do mundo”, salientou.

Já nas ementas dos restaurantes do concelho, vão poder ser encontradas propostas como a caldeta de peixe do rio, o barbo frito, a açorda de sável, a paelha de lúcio-perca e a carpa assada no forno.

O programa do Festival do Peixe do Rio é, assim, composto por diversas iniciativas, tais como um roteiro gastronómico pelos vários restaurantes e cafés do concelho de Alandroal, uma feira de produtos locais, os concursos de pesca, a caldeta para todos, a animação, as demonstrações e os passeios.

 

Fotografia de cmjornal.pt