O Grupo Parlamentar do PS apresentou um Projecto de Resolução na Assembleia da República relativo ao Sudoeste Alentejano, com o protagonista Pedro do Carmo, deputado eleito por Beja pelo PS, a defender maior inclusão e participação das instituições, movimento associativo e pescadores na gestão do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Para Pedro do Carmo na gestão da costa alentejana, a relação entre o ambiente e atividades humanas devem ser equilibradas e os interesses económicos e ambientais devem conciliar-se.
O Petróleo na Costa Alentejana
Para o ex-presidente da Câmara de Ourique a prospecção de petróleo na Costa Alentejana, autorizada ao Consórcio Galp/Eni, é "inaceitável" e sendo inevitável quer saber que compensações estão previstas "para o desenvolvimento local e regional".
Para o deputando bejense a "autorização para o início das operações de prospeção com perfuração na Bacia do Alentejo" constitui-se num "rude golpe na estratégia de afirmação da Costa Alentejana como espaço turístico de excelência" e pretende saber "como pretende o governo concretizar sinais concretos de investimento e de valorização ambiental e do território no sentido inverso ao da prospeção".
Imagem de capa da Rádio Ourique.