1 Fevereiro 2017      12:12

Está aqui

PCP ALENTEJO ACUSA PS DE CONTRIBUIR PARA O DESMANTELAMENTO DO SNS

O PCP lança este mês uma campanha "em defesa do Serviço Nacional de Saúde. Em comunicado, a Direcção Regional do Alentejo (DRA) do PCP alerta para o que considera ser um "processo de desmantelamento" do Serviço Nacional de Saúde, acusando os "interesses privados da saúde e as políticas de PS, PSD e CDS/PP de desinvestimento e sucessivos cortes resultante uma ideologia neoliberal interessada em fazer desaparecer qualquer resquício de conquistas sociais".

Os comunistas alentejanos denunciam " a diminuição dos transportes de doentes e do preço a pagar por esse transporte aos bombeiros; a desvalorização dos profissionais da saúde; o encerramento de extensões e diminuição do horário de centros de saúde e a centralização de urgências hospitalares" que assumem "proporções bem mais sérias e gravosas, levando à inadequada prestação de cuidados médicos a milhares de cidadãos" no Alentejo.

Os comunistas defendem por isso o alargamento do "funcionamento dos cuidados de saúde primários, equipar os centros de saúde e os serviços hospitalares, melhorar os espaços físicos de atendimento dos doentes, reforçar o investimento para substituição de material, mas principalmente, a valorização e contratação de mais profissionais de saúde".

As iniciativas do PCP no Alentejo incluem audições públicas sobre as questões da saúde, agendadas em Beja, para dia 20 de Fevereiro, para Évora, dia 21 de Fevereiro e em Portalegre no dia 24 de Fevereiro.

Imagem de capa de pcp.pt