15 Setembro 2021      10:42

Está aqui

Parque temático dedicado ao gin abre em Vila Nova de Santo André

Agora já existe um parque temático para os apaixonados por gin, e fica em Vila Nova de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém.

De acordo com a Boa Cama Boa Mesa, a Vila do Gin é para toda a família: os mais velhos podem acompanhar toda a produção desta bebida, feita de forma artesanal e 100% alentejana, mas as crianças também têm com que se entreter.

A experiência começa com uma visita à destilaria Black Pig, com o custo de 5€, para acompanhar e conhecer todas as fases de produção da bebida. É aqui que o gin Black Pig ganha forma, sendo o mais premiado da Europa em 2019, utilizando botânicos da região do Alentejo, colhidos ao longo dos trilhos que a Rota Vicentina.

Em declarações à New in Town, Miguel Nunes, proprietário da destilaria, orgulha-se de dizer que “o ano passado fomos vencedores da medalha de ouro no World Gin Awards, o campeonato do mundo”, acrescentando que “a questão do projeto do parque temático assentou obviamente porque a nossa destilaria está inserida numa herdade de 15 hectares”.

A visita continua com o Trilho Black Pig, que atravessa o parque de conservação animal e ambiental, onde vivem todas as espécies que daqui são autóctones: o porco preto alentejano, os vários animais de quinta e as espécies cinegéticas, fundamentais para a sustentabilidade do ecossistema.

Segundo os promotores deste parque temático, este assenta num conceito “único no mundo”, baseando-se onde se encontra a destilaria do gin Black Pig, mais precisamente na Herdade do Sobral, em Vila Nova de Santo André.

Dedicado a toda a família, mas a pensar especialmente nas crianças, existe ainda o Gin Safari, um passeio pela herdade em “garrafas de gin gigantes” puxadas por um trator. Enquanto os pais desfrutam das suas experiências, os miúdos têm ainda um espaço próprio, ao ar livre, com parque infantil, para brincarem sempre em contacto com a natureza.

A visita temática termina com o showroom Black Pig, onde, entre lagos, ilhas e sobreiros centenários, se convida a uma degustação de gin e tapas, para duas pessoas (37€), enquanto se assiste a uma cerimónia de agradecimento à Mãe Natureza.

Neste momento, criaturas míticas que representam os guardiões da natureza entregam de uma forma representativa os botânicos (plantas que aromatizam a bebida). Segue-se um espetáculo de fogo que representa a destilação, através da fusão dos elementos botânicos, da água e do fogo.

A entrada na Vila do Gin (tel. 968527518) é gratuita.

 

Fotografia de boacamaboamesa.expresso.pt