O Pão Alentejano quer obter certificação. O projeto já está em curso e, a 6 de dezembro, decorrerá em Beja, no auditório do Instituto Politécnico, o Seminário “Da Qualificação à Certificação do Pão Alentejano”.
Esta iniciativa vai estar aberta a todos os interessados e é só mais uma iniciativa que visa a uma futura certificação desta marca identitária do Alentejo: o pão.
O pão foi sempre garante de sustento e é um produto com produto com forte impacto económico e social na região. A sua certificação pretende valorizar e proteger essa marca e aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas relacionadas com a produção de pão.
O seminário fará o balanço das atividades desenvolvidas por este projeto desde janeiro de 2016 e quer fazer nascer caminhos e estratégias para o futuro, sendo que deve ser criada em breve uma associação de produtores de Pão Alentejano.
A Qualificação do Pão Alentejano é uma iniciativa da Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e surge apoiada por uma candidatura ao SIAC – Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Qualificação, no âmbito do Alentejo 2020.
Já foram feitas análises ao trigo, já se procedeu à caracterização das moagens do Alentejo e à qualidade das farinhas usadas e já foram também desenvolvidas várias ações de informação e sensibilização junto de mais de 450 empresas produtoras. Existe também um caderno de especificações – onde é descritivo todo o processo de confeção do pão alentejano e criado um painel de provadores - fruto de uma parceria com a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja e serão realizados workshops sobre regras de segurança alimentar, dinamizados pela ASAE e dirigidos aos produtores/as de pão alentejano.
A participação no Seminário é gratuita e as inscrições podem ser efetuadas através da Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado.
Imagem de cacho.pt