25 Outubro 2021      09:19

Está aqui

Pão alentejano de Mértola ganha prémio de melhor pão de Portugal

O Pão de São Miguel, fabricado pela padaria “Seara de Pão”, empresa familiar sedeada em São Miguel do Pinheiro, no concelho de Mértola, ganhou a Medalha de Ouro do 10.º Concurso Nacional de Pão Tradicional Português, adianta o Jornal de Notícias.

Depois das Medalhas de Prata de 2016 e 2017 e da Medalha de Ouro de 2020, o pão fabricado na aldeia voltou a ser reconhecido em Santarém como o melhor de Portugal.

A Feira da Caça, que decorreu até este domingo em Mértola, foi o primeiro certame onde a “Seara de Pão” exibiu com orgulho o diploma emitido pela organização do concurso e certificado pela QUALIFICA/oriGIn Portugal.

Este pão, feito à moda antiga em fornos aquecidos com lenha de estevas, fica amarelado de côdea rija, mas com um miolo fofo, após a cozedura. O fermento, a farinha e a amassadura são o segredo de um pão de qualidade.

Manuela, Iria e Jorge, os três sócios daquela unidade familiar com seis anos de existência, fabricam todos os dias várias centenas de pães, de quilo e meio quilo. “Fazemos um pão com muitas gerações e este galardão deixa-nos orgulhosos, mas ao mesmo tempo traz mais responsabilidade”, diz Manuela Bonito.

Face à sua qualidade e duração, o pão alentejano foi ainda mais procurado durante a pandemia, o que levou a “romarias diárias” à porta das lojas de venda de pão alentejano.

Na União de Freguesias que junta São Miguel do Pinheiro, São Pedro de Sólis e São Sebastião dos Carros estão localizadas as 13 padarias existentes no concelho de Mértola, que continuam a fabricar um pão alentejano genuíno e específico: “um pão rijo e duradoiro, um pão à moda antiga”, dizem.

 

Fotografia de facebook.com