3 Agosto 2018      10:59

Está aqui

Ozono acima do limite em Santiago do Cacém

Foi em comunicado que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Alentejo alertou para o facto de os limites de Ozono permitidos na atmosfera terem sido ultrapassados, no Concelho de Santiago do Cacém, ontem à tarde.

Os valores registados em excesso - mais 30 microgramas acima do limite de 240 mg por metro cúbico - foram observados na estação de qualidade do ar de Monte Velho às 14 h de ontem e prolongaram-se, pelo menos, por um período de 5 horas.

O Ozono pode provocar alguns danos na saúde humana, especialmente em grupos da população mais sensíveis – crianças, idosos, asmáticos e/ou alérgicos ou indivíduos com outras doenças respiratórias ou cardíacas – pois a exposição a este poluente afeta as mucosas oculares e respiratórias podendo o seu efeito manifestar-se através de sintomas como tosse, dores de cabeça, dores no peito, falta de ar e irritações oculares.

Enquanto a situação permaneça ou se repita, é recomendável que os grupos mais sensíveis da população que:

- Evitem inalar grandes quantidades de ar poluído, especialmente durante o período da tarde;

- Reduzam ao mínimo a atividade física intensa no exterior (ao ar livre);

- Evitem outros fatores de risco, tais como fumar ou utilizar/contactar com produtos irritantes contendo solventes na sua composição (ex. gasolina, tintas ou vernizes);

- Respeitar rigorosamente tratamentos médicos em curso;

- Recorrer a cuidados médicos, em caso de agravamento de eventuais sintomas.

 

 

Imagem de emaze.com

 

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão.