Em Ourique, o nível de água da barragem Monte da Rocha está abaixo dos 15%, o que obriga a uma gestão que tem o consumo público como prioridade, avança a SIC Notícias.
Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Ourique, afirma que é urgente ligar a barragem do Monte da Rocha à do Alqueva, sobretudo porque, nos últimos cinco anos, a seca na região tem sido prolongada.
Segundo o autarca, “são cinco concelhos que têm abastecimento público a partir da barragem do Monte da Rocha, o que é naturalmente preocupante”.
Já Rui Veríssimo, presidente da Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado, adianta que dois mil hectares não estão a ser cultivados devido à situação, o que traz consequências negativas para os agricultores: “não semeiam, não têm os lucros destas sementeiras, e é um dominó. Não há investimento, não há criação de riqueza, o abandono vai aumentar, com certeza”.
Contudo, esta ligação da barragem do Monte da Rocha à do Alqueva já foi confirmada pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, na semana passada, que prometeu mais apoios aos agricultores.
Fotografia de flfrevista.pt