30 Junho 2025      10:03

Está aqui

Ourique já conta com helicóptero de combate a incêndios rurais

O Centro de Meios Aéreos de Ourique recebeu, este fim de semana, um helicóptero de combate a incêndios rurais, que estava previsto ter chegado no início do mês de junho.

Em declarações ao Correio Alentejo, Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Ourique, afirmou que a colocação da aeronave em Ourique “resulta do conjunto de diligências” feitas pela autarquia, “em conjunto” com os Bombeiros Voluntários de Ourique e os comandos regional e sub-regional junto da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

“O helicóptero, embora esteja apenas de forma temporária, representa um reforço importante na resposta aos incêndios florestais, num período particularmente sensível”, sublinha o autarca.

Marcelo Guerreiro acrescenta que, contudo, esta “não é a aeronave ideal”, mas que “é melhor do que nada”.

“Precisávamos de um helicóptero ligeiro ou médio mais ágil e mais rápido, preparado para o ataque inicial, essencial para conter os incêndios nos primeiros momentos”, justifica o autarca.

O presidente diz ainda que em Ourique continuarão “a agir, a reivindicar e a colaborar, porque a segurança das nossas populações e do nosso território está sempre em primeiro lugar”.

 

Fotografia de helosmag.com