17 Maio 2020      11:53

Está aqui

Os museus do Alentejo reabrem amanhã

Amanhã 18 de maio, é Dia Internacional dos Museus, e a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) vai reabrir ao público os equipamentos culturais, Monumentos e Sítios Arqueológicos que lhe estão afetos e outros que são alvos de colaboração com municípios alentejanos.

Os monumentos e sítios arqueológicos alentejanos, de modo a que se promovam as condições de saúde e de segurança necessárias, têm agora sinalética STOP COVID e que ajuda a cumprir com as regras e normas do Plano de Contingência da DRCAlentejo), definidos  em conformidade com as indicações da DGS e da Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural e com as recomendações do ICOM e do ICOMOS (organismos internacionais consultores da UNESCO para os Museus e para os Monumentos e Sítios, respetivamente).

Amanhã, e decorrendo as celebrações do Dia Internacional dos Museus  em Beja, vão reabrir o Museu Regional de Beja - Rainha D. Leonor, a Casa de Burgos, a Igreja do Salvador, os castelos de Amieira do Tejo, Elvas e Viana do Alentejo, os Sítios Arqueológicos de S. Cucufate, Miróbriga e Torre de Palma, as igrejas de S. Francisco (Portalegre) e do Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, a Sé de Évora e a Torre do Castelo de Evoramonte.

Deve consultar a página da DRCAlentejo, em www.cultura-alentejo.pt , para mais informação sobre horários e outras atualizações.

O tema 2020 do Dia Internacional dos Museus é “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”, e para assinalar a efeméride, a Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, o Presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio, e a Presidente do ICOM Portugal, Maria de Jesus Monge, visitarão simbolicamente o Museu Regional de Beja - Rainha D. Leonor, assinalando a sua reabertura em pleno.

Às 15h, a Direção Regional de Cultura e o Município de Beja comemoram o dia com a assinatura, nas instalações do Museu, do Protocolo de Colaboração relativo ao Museu de Beja e a outros equipamentos culturais da cidade. Este protocolo – em colaboração da Associação Portas do Território e o financiamento através da CIMBAL/Alentejo 2020 – permitirá que brevemente se realizem obras de conservação e recuperação deste importante Museu Regional.

 

Imagem de cm-elvas.pt

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.