9 Maio 2021      13:45

Está aqui

Os moinhos do Degebe vão à cidade!

Os moinhos do Degebe vão à cidade! Trata-se da exposição “Moinhos do Rio Degebe – História e Memórias”, e que está patente ao público na Praça do Sertório, em Évora,  até 6 de junho.

Esta exposição foi realizada no âmbito do Projeto n.º 251 “Os Moinhos do Rio Degebe: contributos para salvaguarda da sua memória”, um projeto financiado pelo Programa do Orçamento Participativo de 2017, implementado pela Direção Regional de Cultura do Alentejo e executado em parceria com o CIDEHUS - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades, da Universidade de Évora.

“Falar de moinhos, na atualidade, significa falar da história, da cultura, da evolução da sociedade e da vida do Homem, sendo dever dos cidadãos e do Estado protegê-los, estudá-los, descrevê-los e guardá-los em sítio onde possam ser recordados, conhecidos e valorizados como património.” revela a página do Projeto n.º 251 “Os Moinhos do Rio Degebe.

O projeto realizou um inventário de todos os moinhos localizados no rio Degebe e, em simultâneo, foi realizado um levantamento exaustivo, em termos tecnológicos, arquitetónicos, históricos, fotográficos e de memórias orais, do que ainda resta deste património, em perigo iminente de desaparecer.

Têm vindo a ser desenvolvidos esforços para a salvaguarda do património molinológico, pretende que as memórias dos moinhos do rio Degebe continuem vivas e se perpetuem nas gerações futuras.

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.