6 Setembro 2020      10:37

Está aqui

Os bonecos de Estremoz vão passear a Beja

São Património Imaterial da Humanidade da UNESCO desde 2017 e, de 11 a 12 de setembro, os Bonecos de Estremoz vão ser… de Beja.

Será no Centro UNESCO de Beja que se realizará a iniciativa "Terra, Fogo, Água e Ar - A Arte de moldar o barro" e onde os Bonecos de Estremoz vão ser a estrela do evento.

Esta iniciativa terá início com uma conferência de Hugo Guerreiro, expert nesta tradição alentejana e autor de livros e textos sobre a sua história, seguindo-se a inauguração de uma exposição, na Sala de Exposições Temporárias do Centro Unesco de Beja, com a exposição de 20 peças pertencentes ao acervo do Museu Municipal de Estremoz. Estará patente até 23 de outubro.

As primeiras notas dos bonecos de Estremoz surgem no século XVII, há mais de 300 anos. Os bonecos de Estremoz são uma arte popular, que consiste em moldar o barro cozido, policromado, com as mãos segundo uma técnica própria e foram o primeiro figurado do mundo a merecer a distinção de Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Esta iniciativa me Beja é organizada pela Associação Badajan - Associação de Desenvolvimento de Beringel, com o apoio do Município de Estremoz.

 

Imagem de 7maravilhas.pt