7 Fevereiro 2018      15:36

Está aqui

ONG DE MÉRTOLA JÁ CONSTRUIU SALAS DE AULA, MATERNIDADES E POÇOS EM MOÇAMBIQUE

A inauguração de um depósito de abastecimento de água na Vila de Monapo, em Moçambique que ocorreu a 1 de fevereiro talvez não seja notícia cá. Mesmo que leve água potável a mais de 20 mil pessoas ou que tenha sido inaugurada pela Embaixadora de Portugal em Moçambique, Maria Amélia Paiva. Assim como a inauguração de 3 salas de aula que beneficiarão cerca de 600 estudantes moçambicanos.

Mas já será notícia o facto desta iniciativa ter partido de uma parceria e de trabalho com quase duas décadas de uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento com sede em Mértola, no Baixo Alentejo e do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, e que já construiram naquele país africano 38 salas de aula, 2 maternidades, 1 centro de saúde e 10 furos de água.

Falamos da Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), constituída em 1980, desenvolvendo desde então uma estratégia de atuação centrada na capacitação das populações com quem trabalha e na promoção dos recursos endógenos. Tem desempenhado um papel fulcral na promoção dos recursos endógenos, atuando paralelamente em diversas áreas intervenção, tais como: Ambiente, Educação, Formação e Emprego, Intervenção Social, Cooperação Transnacional e Desenvolvimento Local e Regional.