25 Outubro 2022      10:56

Está aqui

Onda de calor faz Alentejo chegar perto dos 30ºC

Uma massa de ar quente vinda do norte de África vai passar pela Península Ibérica e provocar uma onda de calor que pode fazer subir as temperaturas até 10ºC acima dos valores para esta época do ano, adianta o Observador.

Contudo, o país vizinho será o mais afetado, com certas zonas, junto ao Mediterrâneo, a poderem ultrapassar os 33ºC. Em Portugal, só o Alentejo deve ser atingido: nos distritos de Évora e Beja já entre esta quarta e quinta-feira estão previstas máximas de 28º e 29º.

Segundo a mesma fonte, no resto do país continental é possível que continue a chover até ao fim da semana, estando previstas também trovoadas. Apesar da chuva, que se manterá também na zona de Lisboa, será ainda assim de esperar uma pequena subida de temperatura nos próximos dias, que se acentuará no sábado.

Já no distrito de Évora ainda são esperados alguns aguaceiros durante esta terça-feira, mas a partir de quarta os termómetros sobem até aos 27ºC e assim se devem manter até sábado. O mesmo deve acontecer em Beja, com certas zonas destas regiões, como Moura ou Mourão, a chegarem aos 29 ou até aos 30ºC.

A partir de domingo, dia 30, volta o tempo mais fresco, mas não se prevê chuva. As previsões do IPMA mostram que o próximo mês pode entrar mais seco e mais quente.

 

Fotografia de metsul.com