4 Março 2019      11:43

Está aqui

"Olhos postos em Évora" por causa do voto eletrónico nas eleições europeias

Bengalinha Pinto, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo

A Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, tem estado a apostar no projeto piloto do voto eletrónico no distrito de Évora e esteve, no passado dia 28 de fevereiro, em Viana do Alentejo, para preparar os últimos detalhes para o grande teste a 26 de maio, dia das eleições europeias.

Bengalinha Pinto, Presidente do Município de Viana do Alentejo, diz estar “satisfeito pelo distrito de Évora ter sido escolhido para este projeto inovador no país” e que os autarcas do distrito estão muito envolvidos na iniciativa.

Para Isabel Oneto, trata-se de um “projeto em que o país vai estar de olhos postos em Évora”, acrescentando que o sucesso alcançado será decisivo para o que irá acontecer no resto do país.

Ao todo, vão ser instaladas 50 mesas de voto eletrónico presencial em 23 freguesias dos 14 concelhos do distrito de Évora, que vão funcionar independentemente das 186 mesas de voto tradicional.

Isabel Oneto explicou ainda que os “cadernos eleitorais vão ser desmaterializados”, ou seja, serão consultados e descarregados em computador. Deste modo, qualquer eleitor pode exercer o seu voto eletrónico numa das 50 mesas instaladas no distrito. Após a votação eletrónica é impresso, automaticamente, um boletim de voto que deverá ser colocado num envelope e, posteriormente, introduzido na urna. Deste modo, a unicidade que garante que o eleitor apenas vote uma vez, a fiabilidade que fornece resultados exatos e o segredo de voto estão garantidos neste processo.

Outra das novidades prende-se com a disponibilização de uma matriz de voto em braille destinada a cidadãos eleitores portadores de deficiência visual, que incluirá ainda auscultadores que permitem ouvir as indicações de como proceder.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão