24 Outubro 2017      10:49

Está aqui

ODEMIRA TEM UMA FESTA DEDICADA À BATATA-DOCE

Veio dos Andes e espalhou-se por todo mundo. Hoje integra a dieta de atletas por ser rica em carboidratos e ter baixo índice glicémico, é um óptimo antioxidante, combate o mau colesterol, reduz o risco de doenças cardiovasculares e tem efeitos benéficos nos que sofrem da diabetes.

Ao mesmo tempo integrou a dieta mediterrânica e hoje faz parte da riqueza gastronómica do país, particularmente da doçaria regional, cozidas ou simplesmente assadas. Tanto que Odemira, na Costa Alentejana, lhe dedica um festival entre 27 e 29 de outubro, por aí estarem concentrados o maior número de produtores no Alentejo.

A iniciativa terá início pelas 19.30 horas do dia 27 de outubro, sexta-feira, no Centro Desportivo e Cultural do Cavaleiro, com a abertura oficial da festa. Para as 21.00 horas está agendada a atuação do grupo de música tradicional “Os Açordas”.

No sábado, dia 28 de outubro, a partir das 9.00 horas, haverá venda e provas de batata-doce e mostra de artesanato. O dia terminará com o espetáculo pelo grupo de música tradicional "Tiborna" e baile.

No domingo, as tendinhas abrem a partir das 11.00 horas e pelas 13.30 horas haverá a atuação dos Ranchos Folclóricos de Santa Clara-a-Nova e Gomes Aires / Almodôvar e da Casa do Povo de Vila Nova de Milfontes.

E durante os três dias do evento, os restaurantes do Cavaleiro, a localidade onde decorre esta festa, terão nas suas ementas vários pratos e doces à base de batata-doce, o que constitui uma boa oportunidade para descobrir o que ali se faz com a batata-doce.