O município de Odemira acaba de dar início ao projeto Radar Social, uma nova resposta social que tem como objetivo “identificar pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade, pobreza ou exclusão social, promovendo uma intervenção mais próxima, eficaz e articulada com os parceiros da Rede Social do concelho”.
Em comunicado, a Câmara Municipal explica que, “através da sinalização de casos, a equipa técnica realiza avaliações sociais no contexto de vida dos cidadãos, assegura o encaminhamento para os serviços de apoio e ativa os recursos locais sempre que necessário”.
O projeto inclui também a georreferenciação de recursos e respostas existentes, “contribuindo para comunidades mais participativas e sustentáveis”.
Note-se que o Radar Social é financiado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através da medida RE-C03-I01 – Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais.
A sinalização dos casos pode ser efetuada por Juntas de Freguesia, instituições locais (como GNR, CPCJ, IPSS e unidades de saúde), familiares, vizinhos ou pelos próprios cidadãos, presencialmente ou através das fichas disponíveis nas freguesias e no site do município.
Fotografia de facebook.com