O município de Odemira acaba de anunciar que vai destinar 1,1 milhões de euros ao “Odemira Criativa – Programa Municipal de Apoio à Cultura e Arte”, aprovado através de candidaturas dos agentes culturais e artistas em nome individual às várias medidas de financiamento.
Hélder Guerreiro, presidente da autarquia, referiu, citado em comunicado, que “as indústrias culturais podem e devem ser o espaço de oportunidade para a transformação no nosso território”, sublinhando que “o nosso objetivo é que este apoio também possa servir de base para outras candidaturas e tornar ainda mais robusto cada projeto do nosso ecossistema cultural”.
Neste sentido, na passada segunda-feira, durante a formalização deste apoio financeiro, receberam apoios 45 associações locais, para apoio à criação artística, apoio à atividade e através das parcerias culturais (a projetos anuais e plurianuais para 2025 e 2026), no valor de 976.641 euros.
Além disso, estão também aprovados apoios em nome individual a 7 artistas do concelho, nas várias áreas artísticas, no valor total de 30 mil euros.
Além destas medidas enquadradas nas “Indústrias Culturais e Criativas” e “Parcerias Culturais e Residências Artísticas”, está previsto o apoio financeiro no âmbito das medidas Impulso Jovem, Bolsa de Criação Artística e Apoios Pontuais, perfazendo o valor global de 1.114.141 euros em financiamento do município.
Segundo a mesma fonte, o Programa Odemira Criativa “pretende alargar e adequar as medidas municipais de apoio à cultura, com o objetivo de estimular o empoderamento dos agentes artísticos e culturais do território, estruturando um suporte aos processos de criação, programação, estudo/pesquisa, ensino/aprendizagem e acolhimento de artistas e atividades culturais”.
Durante a reunião, foi ainda apresentado o novo canal de comunicação direto com a população que o município criou na aplicação WhatsApp – Cultura em Odemira, de forma a “ampliar a divulgação relativa a espetáculos e eventos associados ao ecossistema cultural local”.
Fotografia de facebook.com