26 Agosto 2022      11:05

Está aqui

Odemira dedica setembro à cultura

O concelho de Odemira vai receber, ao longo do mês de setembro, vários espetáculos musicais, exposições, performances, cinema e literatura, a par da comemoração do Dia do Município e da tradicional festividade religiosa, bem como o aniversário da Biblioteca Municipal.

Em comunicado, a autarquia refere que “Setembro, uma imersão cultural” é uma iniciativa promovida pelo município, com vista “à descentralização e democratização da cultura, proporcionados diferentes manifestações culturais à população”.

Neste sentido, as atividades previstas incluem o Festival Terras Sem Sombras, que decorre entre os dias 2 e 4 de setembro numa iniciativa que reúne música, património e biodiversidade.

Também nos dias 2, 3, 5, 24 e 25 de setembro se irá assinalar o 22.º aniversário da Biblioteca Municipal José Saramago, que irá proporcionar à população de todas as idades uma programação diversificada.

Já o Festival Sete Sóis Sete Luas volta a Odemira com “a arte do mediterrânico e do mundo lusófono”. O programa integra espetáculos musicais e uma performance de bicicleta acrobática, nos dias 4, 9, 10 e 11 de setembro, respetivamente.

A autarquia destaca ainda os dias 2 e 4, altura em que a atividade Artes Sobre Rodas – Galeria Ambulante da Sopa dos Artistas vai estar em Vila Nova de Milfontes, e também no dia 3 na Zambujeira do Mar.

Entre os dias 7 e 8 de setembro presta-se homenagem à Padroeira de Odemira N.ª Sr.ª da Piedade, com um conjunto de atividades culturais e religiosas.

A mesma fonte adianta que se irá realizar, no dia 8, a 9.ª Sessão Protocolar do Dia do Município, na Igreja da Misericórdia de Odemira, agendada para as 10:30, na qual será atribuída a Medalha de Honra Municipal a José Alberto Candeias Guerreiro e as Medalhas Municipais de Mérito a António Martins Quaresma e a Mariana Martins. Esta cerimónia conta com um momento musical pela Banda Filarmónica de Odemira, assinalando-se nesse dia o feriado municipal.

Segundo o mesmo comunicado, Rui Veloso irá dar um concerto na margem esquerda da Zona Ribeirinha de Odemira, no dia 16 de setembro, pelas 22:00. No dia seguinte, dia 17, irá acontecer a apresentação do projeto cultural “O Museu Somos Todos Nós”, seguindo-se o espetáculo para piano e desenho “Quatro Mãos”, com Filipe Raposo e António Jorge Gonçalves.

Também o espaço CRIAR, em Odemira, vai acolher entre os dias 23 de setembro e 14 de outubro a exposição de Ana Baleia “A_WEAR”, na qual a artista lança o alerta para o excesso de resíduos têxteis produzidos, com peças de instalação / escultura cuja matéria-prima são roupas usadas que foram deitadas no lixo.

De acordo com a autarquia, estas iniciativas “são algumas das atividades que fazem parte do vasto programa do ‘Setembro, uma imersão Cultural’”.

 

Fotografia de revistarua.pt