10 Junho 2025      11:26

Está aqui

Odemira cria Rede de Bibliotecas para promover leitura e literacia

O município de Odemira promoveu a criação da Rede de Bibliotecas de Odemira, através da assinatura de um protocolo com os Agrupamentos de Escolas de Odemira, São Teotónio, Colos, Sabóia e Vila Nova de Milfontes e com o Colégio Nossa Senhora da Graça, para “promover políticas coordenadas de atividades e serviços em torno de promoção de leitura e da literacia em geral junto da comunidade escolar”, detalha a autarquia.

A Rede de Bibliotecas de Odemira surge “do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido de forma colaborativa há vários anos entre a Biblioteca Municipal José Saramago e as Bibliotecas Escolares”, através do qual se pretende “promover, de forma articulada, diversas iniciativas de promoção da leitura entre os cerca de 3800 alunos do concelho”. 

Fazem parte desta rede a Biblioteca Municipal José Saramago, as quatro Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Odemira e as Bibliotecas de São Teotónio, Colos, Sabóia, Vila Nova de Milfontes e do Colégio Nossa Senhora da Graça.

A Biblioteca Municipal organiza frequentemente “ações descentralizadas de leitura e da Hora do Conto junto das escolas do ensino pré-escolar e 1.º ciclo”, para assegurar “o igual acesso de todas as crianças ao livro e à leitura”. Para além das visitas regulares aos estabelecimentos de ensino, “é também possível o empréstimo de títulos às escolas”, assim como a “requisição de livros pelos alunos e professores”. A Biblioteca Municipal tem também prestado apoio técnico às várias Bibliotecas, de forma a “uniformizar critérios e procedimentos com o objetivo de divulgação do catálogo documental coletivo” do concelho.

Na cerimónia de formalização da Rede de Bibliotecas de Odemira, que se realizou na semana passada, na Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Milfontes, estiveram o presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, os diretores dos Agrupamentos e do Colégio Nossa Senhora da Graça, a coordenadora nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Manuela Pargana Silva, a coordenadora interconcelhia da Bibliotecas Escolares, Maria José Alves, e a vereadora da Câmara Municipal responsável pela área da Educação, Isabel Palma. 

 

Fotografia de pnl2027.gov.pt