2 Fevereiro 2021      10:16

Está aqui

Odemira candidata-se para integrar rede de Estações Náuticas de Portugal

A Estação Náutica de Odemira encontra-se em fase de certificação para vir a integrar a rede de Estações Náuticas de Portugal, abrangendo três polos no curso do rio Mira: Vila Nova de Milfontes, Odemira e Albufeira de Santa Clara.

A candidatura da autarquia tem como objetivo “agregar, dinamizar e potenciar a rede de agentes locais ligados ao turismo náutico”, e as entidades parceiras vão ser organizadas em rede, “seguindo um protocolo de ação e reunindo um conjunto de atividade náuticas e outras atividades e serviços relevantes para a atração de turistas e população em geral, acrescentando valor e criando experiências diversificadas e integradas ligadas à cultura e ao ambiente local”.

O município adianta também que a Estação Náutica de Odemira será coordenada pela autarquia, tendo como parceiros regionais a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.

Já a nível local, a câmara menciona parceiros como o Clube Náutico de Milfontes, Clube Náutico do Litoral Alentejano, Clube Fluvial Odemirense, Associação Foz do Mira, Agrupamento de Escolas de Odemira, Associação Casas Brancas, Associação Rota Vicentina, CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira, empresas de animação turística e operadores marítimo-turísticos, unidades de alojamento e restaurantes.

Note-se que a Rede das Estações Náuticas de Portugal conta com 24 Estações Náuticas certificadas e várias em processo de certificação, que contam com a parceria de mais de 800 parceiros, entre empresas, municípios, comunidades intermunicipais, associações e entidades com intervenção na náutica de recreio e no turismo náutico.

Vários municípios pelo país estão em fase de certificação com o objetivo de se juntarem à rede.

No ano passado foi apresentado um site onde está disponível toda a informação sobre a rede, o Nautical Portugal – Portugal Náutico. O projeto é gerido pela Associação Empresarial de Portugal com a Fórum Oceano, com o apoio de organizações da Administração Pública, para dinamizar a fileira do turismo náutico.

 

Fotografia de publico.pt