O município de Odemira vai receber, no Cineteatro Camacho Costa a 9 de novembro, o encontro “Grupo Coral de Odemira Co(m) vida Vozes do Cante”, para assinalar os 10 anos da inscrição do Cante Alentejano na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da UNESCO.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Odemira refere que o evento é promovido pela Associação Grupo Coral de Odemira, é de entrada gratuita e tem início pelas 15:00.
De acordo com a mesma fonte, a iniciativa contará com a participação de vários grupos do concelho de Odemira, nomeadamente Cá se Canta - Grupo Coral Infantil de Odemira, Moços do Mira, Em Canto e Atar e Pôr ao Fumeiro, além da atuação do Grupo Coral de Odemira, bem como do Grupo Feminino Flores do Campo (Almodôvar) e Grupo Alma Alentejana (Garvão).
O evento “reúne grupos corais do concelho e convidados para um momento que assinala a força desta expressão cultural enquanto elemento central de identidade e pertença, que representa a alma e as tradições da região do Alentejo”, acrescenta o município.
A iniciativa é promovida no âmbito da programação para celebrar o 10.º aniversário da inclusão do Cante Alentejano na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, que se estende ao longo do mês por várias localidades alentejanas e por Lisboa, incluindo exposições, espetáculos e cerimónias que enaltecem o legado cultural do Cante Alentejano.
Fotografia de youtube.com