25 Fevereiro 2022      12:06

Está aqui

Obras vão tornar Fórum Romano de Beja “visitável”

Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja

Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja, revelou que, “pela primeira vez em muitos anos, existe a perspetiva de tornar o Fórum Romano de Beja visitável e, com isso, acrescentar mais-valia ao concelho e ao Baixo Alentejo”.

As declarações, feitas à Rádio Pax, surgiram após a última reunião de câmara que aprovou o concurso público para a empreitada de reabilitação do Fórum Romano, localizado no centro da cidade, num investimento de 1 260 000 euros.

De acordo com o autarca, este equipamento “está a descoberto há mais de 10 anos, sujeito a intempéries, o que tem provocado a degradação progressiva dos materiais arqueológicos”.

Assim, a realização desta obra pretende “estabilizar o local, em termos de reforço de taludes e de muros de suporte”.

Paulo Arsénio sublinha que se trata de uma intervenção “muito importante” e que vai permitir que o Fórum Romano “seja dotado de condições” (nomeadamente criação de um espaço de acolhimento, de passadiços e com painéis interpretativos), para que se torne apelativo a quem o visita e “uma mais-valia para a cidade”.

Note-se que a Câmara Municipal de Beja conseguiu financiamento para intervencionar o local, e que as obras irão avançar caso a Assembleia Municipal aprove, na próxima segunda-feira, o caderno de encargos.

 

Fotografia de correioalentejo.com