13 Setembro 2018      10:15

Está aqui

Obras no IC1 prontas a avançar, garante autarca de Alcácer do Sal

Já está assinado o auto de consignação da empreitada de beneficiação do IC1, entre Alcácer do Sal e Grândola. A cerimónia contou com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, do presidente da Câmara Municipal de Grândola, António Figueira Mendes, do presidente da Infraestruturas de Portugal, António Laranjo, e do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.

Para o presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, a assinatura do auto "é uma alegria, no sentido em que demonstra que valeu a pena o empenho dos Municípios de Alcácer do Sal e Grândola, das suas populações, das comissões de utentes, e também de quem, na Assembleia da República, lutou e pressionou para que este dia se concretizasse". O edil acrescentou que "a reviravolta neste processo, que sempre sofreu vários atrasos, deu-se quando o assunto foi por mim colocado diretamente ao Primeiro Ministro, quando lhe disse que tinha de agarrar este processo, porque o atraso nas obras era mau demais para a região e para o país".

Vítor Proença, aproveitando a presença do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, sublinhou também a "necessidade de a Infraestruturas de Portugal e o Estado intervirem na estrada que liga Alcácer do Sal à Comporta, troço que tem uma procura crescente, e também na estrada entre Alcácer e o Torrão".

Desde 2014 que a população protesta pela falta de condições daquela estrada, que muitos apelidam de "estrada da morte". Depois de alguns avanços e recúos (a obra estava prevista começar no início deste ano) a intervenção arranca com um investimento de 4,6 milhões de euros e visa a requalificação de 15,7 quilómetros do IC1, entre Alcácer do Sal, no entroncamento com a EM120, e Grândola Norte, no entroncamento com o IC33, e tem um prazo de execução de 270 dias.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão