A obra de remodelação da rede pública de água e instalação de rede pluvial em S. Manços, num investimento de 300 mil euros, vai ter início ainda antes do final do corrente mês de março, revelou Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal de Évora.
Em comunicado, a autarquia refere que a garantia foi deixada pelo autarca durante um encontro com a população de S. Manços, no passado dia 21 de março, em que foi apresentado o plano de trabalhos.
Neste encontro, que teve lugar nas instalações da antiga escola primária, participaram também o vice-presidente da Câmara, Alexandre Varela, a presidente da União de Freguesias de S. Manços e S. Vicente do Pigeiro, Florinda Russo, e também os técnicos municipais responsáveis pelo projeto e fiscalização da obra.
Segundo o município, o projeto refere-se à obra de remodelação da rede pública de distribuição de água e instalação de coletores pluviais para sistema separativo na zona oeste da povoação entre as ruas Dr. Barahona, Av.ª Eng.º Vasco Almeida Conde de Vilalva, Rua da Igreja e Largo da Igreja e arruamentos envolventes em São Manços.
A intervenção, que inclui a substituição integral das condutas e dos ramais domiciliários, tem como objetivo “a melhoria das condições de fornecimento de água quer na qualidade, quer na pressão nas torneiras”.
“No que respeita à drenagem de águas residuais, sendo o sistema existente do tipo unitário, recolhe em conjunto as águas residuais domésticas e pluviais com destino final para a ETAR da povoação”, adianta a mesma fonte.
Através da instalação de um sistema autónomo de pluviais, que agora se irá concretizar, “o caudal afluente à ETAR será reduzido, com consequente redução da faturação e longevidade dos equipamentos instalados”, acrescenta a autarquia.
De acordo com a mesma fonte, a obra tem um prazo de execução de seis meses e a verba será assegurada pelo orçamento municipal, “prevendo-se, no entanto, a obtenção de financiamento possível até 85%, a obter através de candidatura ao Programa Alentejo 2030 – Ciclo Urbano da Água”.