9 Outubro 2019      14:36

Está aqui

O que Faço? Tenho Cancro da Mama

Emília Vieira, autora do "O que Faço? Tenho Cancro da Mama"

Ao longo de mais de 30 anos de carreira, a cirurgiã oncológica especialista em cancro da mama, Emília Vieira, ouviu inúmeras perguntas de mulheres que são confrontadas com este diagnóstico. “Porquê a mim? O que faço agora? Como vou contar à minha família? Tenho de fazer quimioterapia? O meu cabelo vai cair?”. Todos os anos aparecem 6 mil novos casos, o que significa 11 por dia.

Numa linguagem clara e simples, a autora responde a estas e a muitas outras perguntas, num livro que vai ser lançado a 15 de outubro, esclarecendo as inúmeras dúvidas com qure se depara uma mulher com cancro da mama. Não será uma jornada fácil mas, se souber mais sobre o que a espera, será menos complicado enfrentar o processo.

Aqui, encontra informações sobre os exames de diagnóstico, os diferentes tratamentos e consequentes efeitos secundários, alimentação, exercício físico, vida sexual, alterações físicas e psicológicas, ou até sobre a forma de contar à sua família e aos seus amigos.

Perante um diagnóstico de cancro, não é possível escolher ter ou não ter a doença, mas sim optar entre viver para a doença ou viver com a doença. Para a médica e autora o desejo é que o seu livro torne a viagem menos angustiante para as vítimas e que permita perceber que é possível viver com o cancro, mas mantendo a sua vida, a sua família, os seus amigos e uma imensa esperança de que a sua viagem vai chegar a bom porto.

A autora nasceu em 1954. Licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa da Universidade Nova em 1980. Desde 1981 que faz parte do Corpo Clínico do Hospital de Santa Maria, em Lisboa. A sua formação cirúrgica decorreu numa equipa orientada por uma cirurgiã de grande competência e humanidade, com muita patologia mamária e ginecológica, o que marcou o seu interesse por esta área.

Actualmente já realizou mais de 3500 cirurgias, cerca de 2000 em patologia mamária. Em 2005 foi admitida como Assistente Hospitalar. É Assistente Convidada da cadeira de Cirurgia Geral, da Faculdade de Medicina de Lisboa. Em 2010-2011, realizou o mestrado em Mastologia, promovido pela FEMA (Fundação Espanhola de Mastologia), na Universidade Internacional Menéndez Pelayo, em Madrid.

Nestes 38 anos procurou sempre não se deter apenas na actividade clínica e contemplar simultaneamente outros aspectos que considera essenciais na sua vida profissional, principalmente a formação teórica e prática, com frequência de cursos, congressos internacionais, com primazia da patologia mamária, pós-graduações e actividades sociais no âmbito da saúde, nomeadamente como presidente da direcção da Associação Amigas do Peito, instituição humanitária de apoio à mulher com Cancro da Mama.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.