24 Fevereiro 2016      12:20

Está aqui

O PRIVADO, O PÚBLICO E...ISTO!

Em Portugal discute-se muito. Muitas vezes (demasiadas!) generaliza-se. E normalmente quando se generaliza, dá buraco…

- “Um ataque terrorista reivindicado pelo Estado Islâmico? Os muçulmanos são todos iguais!”

- “Um refugiado esteve problema nos assédios sexuais perpetrados sobre mulheres? Raios partam esses tipos, todos para a terra deles!”

- “Outro dia fui a uma repartição pública e fui mal atendido. Os funcionários públicos são todos iguais”.

As duas primeiras frases são muito atuais, em termos nacionais como internacionais. E infelizmente são generalizações abusivas. A última diz respeito a um problema mais português e é, também ela, abusiva.

Como é possível verificar na minha página da Tribuna, atualmente trabalho apenas para o setor público. Mas durante vários anos partilhei o trabalho no público com o privado, curiosamente no mesmo tipo de atividade: o ensino superior. E nunca vi grande diferença de atuação num ou noutro. Aliás, como costumo dizer, eu não era um professor diferente no público e depois mudava quando entrava no estabelecimento privado… nem hoje sou pior só porque estou no público…

Mas isto, afinal, vem a propósito do quê? Hoje, numa notícia sobre o número de funcionários públicos em Portugal, aparece o seguinte comentário (que passo a transcrever):

O PROBLEM è QUE; UM FUNçIONARIO PUBLICO CUSTA TANTO Hò ESTADO.SAO CARISSIMOS. PARA EXEMPLO FORAM ELES QUE METERAM PORTUGAL O MAIS HIPOTECADO DA EUROPA !!! è tudo culpa dos func publicos. o sector privado.è condenàdo a seportar.miserias,taxas,ivas altissimos.OS JOVENS EMIGRAM etc..etc.è esse o problema.è demais.como todos nòs sabemos.SE PORTUGAL DEBE 290 MIL MILHOES DE € : è PORQUE AS COISAS NAO ESTAO BEM.O PAIS NAO PODE CONTINUAR A PAGAR.AQUILO QUE NAO PODE ??? porque existe um sistema.de func publicos.que fazem de tudo .para continuar a MAMAR MORDOMIAS.DE PAIS RICO. o tempo passa o PAIS.è sempres cada vez mais pobre.!!! TUDO POR CAUSA DO EXCESSO DE FUNC PUBLICOS.”

E depois uma resposta, da mesma pessoa, que diz o seguinte (e transcrevo novamente):

[…]podias estàr calàdo.pelo teu comentario ingenù-o, se ve que ès um SAGSSUGA DO ESTADO. TENDE VERGOHA.SOIS VOS A DESGRAçA DE PORTUGAL.FOSTES VOS QUE HIPOTECAS-TES O PAIS COM O DEBITO MAIS GRANDE DA EUROPA.290 MIL MILHOES.!!! as MALDITAS REFORMAS DE 100% & 80% .sao creminosas.portugal pobre è tudo culpa dos func publicos.Sò ;;; UMA EMPRESA PARA ALEM .DAS OUTRAS.QUE SAO A RUINA DE PORTUGAL. "Sò A TAP TEM PREJUIZOS DE 1000.000.00 € agora vai ver com mil milhoes,de prejuizos quantos bancos..èra preciso para chegar hà quele prejuizo ,para que dizes coisas que nao tendes hipotese.”

Sem conhecer a pessoa em causa, acho que há uma coisa que a pessoa tem razão: devem-lhe ter prestado um péssimo serviço público na escola, para escrever desta linda maneira…

De resto, não vou dissertar muito sobre o problema da função pública. Sei que há funcionários públicos que não são competentes nas suas funções, tal como os existe no privado. Mas também sei que a maioria não é assim. Mas lá está, é o problema da generalização…

Post Scriptum: à hora a que escrevo este texto, há um terceiro comentário da mesma pessoa, que me recuso a transcrever não só por ser mais do mesmo mas porque tem expressões menos felizes. Provavelmente ainda choverão mais… É o país que temos!

Imagem de capa daqui.