30 Agosto 2016      10:09

Está aqui

O PORCO ALENTEJANO ANDA A FUGIR PARA ESPANHA

Pedro Bento, secretário-geral da ANCPA- Associação Nacional dos Criadores de Porco Alentejano disse - ao AgroNegócios –que a indústria espanhola compra cerca de 95% dos porcos portugueses, que os transforma – essencialmente em presunto e paleta - e lhes coloca o selo de origem espanhola, ficando com a valorização de um produto que é português e tudo porque não existe indústria transformadora suficiente em Portugal.

Segundo estimativas da ANCPA, existirão cerca de 50.000 porcos criados em regime extensivo nos montados nacionais e alimentados a bolota.

Em comunicado, a ANCPA referiu que a produção de porco alentejano está a crescer e que é necessário valorizar a raça, essencialmente através da exportação, mas só depois de transformado; só assim o porco alentejano representará uma mais-valia nacional e para tal é necessário que existam mais apoios e melhores condições, no que concerne à instalação de indústrias transformadoras em Portugal.

A importância do porco alentejano na cultura alentejana é inegável, e a sua importância estende-se ao património genético e ao seu papel na preservação do ecossistema do montado.

Dia 2 de setembro, o Porco Alentejano tem um dia, e a ANCPA - Associação Nacional dos Criadores de Porco Alentejano, vai assinalá-lo com uma conferência comemorativa dos seus 25 anos, na EXPOMOR, em Montemor-o-Novo, onde estará presente o Ministro da Agricultura, Capoulas Santos.

Entre os temas a debate estarão certamente os novos desafios que surgem aos criadores, como, por exemplo, tornar as explorações mais competitivas e com base em três eixos principais: diferenciação, rentabilidade e eficiência.

Luís Bulhão Martins - presidente da ANCPA – revela que o setor tem sido muitas vezes ignorado, mas que a associação tem feito o seu trabalho em defesa dos interesses dos seus associados, junto dos vários governos, e alertado para a necessidade de uma maior integração nas politicas agrícolas, uma vez que o Porco Alentejano recebe poucos apoios do PRD2020.

 

Imagem daqui