10 Agosto 2019      12:15

Está aqui

O ovo quadrado

 

O ovo nasceu, no dia 10 de agosto, orgânico. Isto é, saiu da parte traseira da galinha nesse mesmo dia, mas esse ovo era um ovo diferente. Em vez de ser oval, o ovo era quadrado. Posso imaginar o esforço da galinha a por aquele ovo.

A mãe achou aquilo estranho, olhou e fez um daqueles barulhos que as galinhas fazem, e abanou a cabeça em jeito de espanto. Nunca tinha visto e muito menos posto um ovo de semelhantes características. Aquele ovo era diferente, era quadrado! Achais vós que não há ovos quadrados? Este era.

A galinha não percebia muito de formas geométricas. Nunca ninguém lhe tinha explicado a diferença entre oval e quadrado, mas lá chocou ovo durante o tempo que é devido.

No grande dia em que chegou a hora de partir a casca e sair para o mundo que o esperava o nosso ovo quadrado saiu com alegria. Tanta alegria que a sua mãe ficou espantada com tamanha euforia. Os seus irmãos, tudo normal. Amarelos, seriam pedreses em adultos. Transformar-se-iam em grandes galos, e uns acabariam na caçarola e outros procriariam e manteriam o galinheiro em ordem. Todos nós sabemos que um galinheiro muitas vezes é complicado de gerir, especialmente quando há mais do que um galo a querer mandar.

Este galinheiro seria diferente. Sairá dele um galo excêntrico. O nosso ovo quadrado, tornando-se adulto, seria de todos no galinheiro, o rei. Havia rei e no galinheiro passou a haver galo rei. E isto porquê? Nascido de um ovo quadrado, nasceu com uma crista em forma de coroa e a penugem em vez de amarela era dourada.

Mas porque raio apareceria um ovo quadrado que daria origem a um galo com uma crista e que tinha penugem dourada como um manto e que nunca deixariam as penas de ser douradas também? E mais, nasceu com dentes e rugia como um leão.

Toda a gente o temia. Toda a gente o achava estranho mas ninguém o ousava desafiar porque ele tinha nascido quadrado, e era todo ele um fenómeno.

Até ao fim dos seus dias, a galinha mãe nunca se esqueceria, nem do ovo quadrado nem do filho que, apesar de diferente, subiu as escadas do galinheiro e comandou aquilo tudo, por muitos anos.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.