14 Novembro 2016      09:51

Está aqui

O MAIS ANTIGO INCUNÁBULO IMPRESSO EM PORTUGAL ESTÁ EM ÉVORA

(Atualização)

Como resultado dos recentes trabalhos de catalogação, a Biblioteca Pública de Évora tratou uma obra literária muito valiosa: o mais antigo incunábulo em latim impresso em Portugal.

Segundo a diretora da Biblioteca Pública de Évora, Zélia Parreira, “presume-se que a obra tenha sido escrita por Cataldo Sículo”, o que faz dela uma obra das obras mais antigas impressas em Portugal cuja estimativa aponta para o período entre 1487 e 1488.

A diretora da BPE adianta ainda alguns pormenores acerca da obra: seria “um livro de estudo e destinado a ensinar o filho de D. João II, o príncipe D. Afonso, em que se faz a exaltação dos feitos de D. Afonso V”.

Depois de uma devida identificação, o incunábulo agora referenciado na instituição eborense,  voltou para a casa forte da Biblioteca Pública de Évora, onde tem estado para que o seu bom estado seja preservado.

Nota do editor: Agradecemos à Dr.ª Zélia Parreira o cuidado que teve em corrigir a notícia. Como adiantou, o antigo incunábulo era já conhecido dos investigadores e não, como escrevemos inicialmente, uma descoberta recente, o que não diminui em nada o valor daquele tesouro. Pelo facto pedimos desculpas aos nossos leitores.