15 Junho 2020      12:47

Está aqui

O hidrogénio no futuro energético do Alentejo

A Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) organiza amanhã, 16 de junho, aquela que será a Iª Sessão Online sobre o tema “O Hidrogénio como um vetor de desenvolvimento socioeconómico no Sudoeste Ibérico (SOI)”.

O encontro abre às 9h45, e vai abordar as oportunidades que esta fonte de energia oferece. Haverá também lugar a uma reflexão sobre projetos que estão em andamento na Extremadura e no Alentejo, no âmbito dos apoios governamentais para uma economia europeia totalmente descarbonizada em 2050.

O objetivo é aproveitar o potencial das duas regiões ibéricas para desenvolver um tecido económico apoiado nas oportunidades para dispor de infraestruturas para a implantação do hidrogénio como veículo de interconexão e de coesão territorial, do ponto de vista de constituir uma aposta para a transição energética.

O hidrogénio, por isso, parece representar uma oportunidade para a integração das energias renováveis no abastecimento descarbonizado da economia, tanto em 2030, horizonte da Transição energética da União Europeia, como na preparação para atingir valores mínimos de emissões em 2050, onde a eletricidade renovável forneça a totalidade da energia à rede.

As duas regiões reúnem-se para levar a cabo uma análise estratégica em torno desse objetivo, identificando as oportunidades que derivam do estado atual das políticas territoriais, económico-energéticas e tecnológico-industriais; procurando no hidrogénio o vetor que aglutine a todas elas num território que é uma encruzilhada de interesses: cruzamento de vias de comunicação, de produção elétrica massiva; território com condições de insolação insuperáveis, com o maior conjunto de barragens da Europa, eixo transversal e longitudinal de novas economias, etc.

 A inscrição pode ser feita em https://www.carex.es/jornadas-h2/pt/programa

 

Imagem de capa de biocat