21 Maio 2022      11:09

Está aqui

O enunciado

Eram 8:00, 8:30 da manhã quando chegaram ao local de aplicação, num lugar qualquer deste mundo, numa qualquer disciplina, num qualquer nível de ensino.

As nossas crianças e adolescentes passam todas, como todos nós passamos, por momentos de teste. Somos testados a cada momento e em diferentes aspetos da nossa vida. As relações testam-nos, a família testa-nos, a escola, o trabalho, os amigos, a estrada, os reflexos, os jogos. Tudo é um teste mais ou menos convencional.

Nós, que aos testes nos submetemos, que ansiamos pelos resultados, os resultados são o mais importante. Será, porém, da natureza humana conseguir resultados positivos face aos mais adversos instrumentos ou processos de avaliação?

Penso que, salvo opinião contrária, considerar que todos somos alunos/candidatos, sujeitos a teste na nossa vida. O elemento que, em todo este processo, nos diferencia, é precisamente o

Enunciado.

As folhas de resposta, essas, podem assumir tantas modalidades diferentes que nos esquecemos que estamos a ser testados e rapidamente respondemos… por leitura óptica, pela óptica da leitura, de resposta curta ou de desenvolvimento. A avaliação nossa e dos outros é um processo intrinsecamente humano que nos possibilita avançar ou retroceder, mesmo que a nossa expectativa seja sempre avançar.

Aquilo que seriamente nos envolve e faz transpirar e transforma o processo é o enunciado. Esse é o ponto essencial na avaliação. Quando estamos hesitantes, aguardando a abertura do envelope, esse momento parece ser o mais especial e o mais doloroso. A leitura de todo o enunciado pode, ela mesma, assumir o momento de surpresa ou de alívio, conhecidas as questões.

Saber o que querem saber de nós ou aquilo que devemos responder. A avaliação é um processo. O enunciado faz parte desse processo e faz toda a diferença, seja ela na avaliação forma ou na informal a que nos submetemos e, nos resultados que obtemos.

Os enunciados e a sua valorização dependem do nosso conhecimento e da nossa preparação e, por isso mesmo, a sua fácil e eficaz resolução dependem de uma leitura atenta.