7 Dezembro 2016      17:23

Está aqui

O ALENTEJO TEM UM RALLY DAS TASCAS DOS BONS

São milhares os "provadores" de vinho e amantes do petisco que enchem, há 22 anos consecutivos, a vila de Cabeção (Mora), para a Prova do Vinho Novo.

Grande parte deste vinho que ali se bebe ainda é feito por produtores locais em talhas de barro e não é por acaso que a região vive um bulício com a candidatura daquela técnica ancestral de fazer vinho a Património Imaterial da Humanidade. Como também não é por acaso que aquela vila alentejana volta a repetir o evento no próximo dia 10 de Dezembro, para um "verdadeiro rally das tascas ao som da música", como adianta a organização. E como são muitas as tascas, cafés, restaurantes e adegas da vila envolvidas, a prova começa ainda antes de almoço com Cante, outro património imaterial da humanidade, com Grupo de Cantares de Cabeção e a inauguração da exposição "22 anos de Provas de Vinho Novo de Cabeção".

Mas o tiro de partida da prova acontece às 14h00, momento em que o povo e os visitantes enchem as ruas, Tascas, Adegas, cafés e restaurantes da vila para degustar uma variedade extraordinária de petiscos e provar o vinho novo, que é servido em doses generosas, sempre acompanhada de música, até que a noite termine, com uma festa popular no Largo do Ribeiro, o largo mais central da vila.

No dia a seguir, bem, no dia a seguir o melhor é pedir uma "pinguinha d'água, da Fonte dos Olheirões," como diz a quadra de uma cantiga local.

Imagem de capa de vtapersolution.com