11 Janeiro 2017      12:27

Está aqui

O ALENTEJO PODE LIDERAR NA ENERGIA E NO DIGITAL

O eborense Carlos Zorrinho, eurodeputado no Parlamento Europeu, vai estar em Évora no próximo dia 13 de janeiro para uma conferência acerca do papel de Portugal na União Europeia, quando se celebram trinta anos da adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia.
 
Para Zorrinho o projecto europeu corre riscos muito grandes com o espaço que estão a ganhar "os nacionalismos e os populismos que podem destruir 60 anos de paz, cooperação e desenvolvimento", e que o fato deve-se a um "esvaziamento da visão política" para o futuro do projeto europeu. E sem nunca desligar as questões europeias do Alentejo, defende necessidade de retomar políticas que "foram determinantes para melhorar as condições de vida em toda a Europa, em Portugal e o Alentejo em particular", que traduz numa palavra: convergência.
 
"A convergência têm que voltar a ocupar um lugar central na agenda europeia. É a convergência que poderá dar solidez financeira à zona Euro. É a convergência que pode criar melhores condições de gestão da crise dos refugiados e de combate ao terrorismo. É a convergência que permite melhorar o ambiente e as condições de vida nas zonas urbanas e nas zonas rurais. É a convergência que permite combinar competitividade, crescimento e coesão." conclui. E é na convergência que devem estar focados os fundos europeus "quer os geridos ao nível central quer os geridos ao nivel nacional e regional", defende.
 
Carlos Zorrinho, responsável pelos relatórios das complexas agendas da União Digital e União da Energia e Relator principal da iniciativa WIFI4EU coloca a Agenda Digital e a transição energética como duas agendas de mudança na europa e onde a Europa pode convergir com o mundo e "até liderar, convergindo internamente". Agendas em que também o Alentejo "pode apostar e liderar, como já está a acontecer na modernização dos sectores agro-pecuários, do turismo, dos serviços de nova geração ou da indústria."
 
A conferência "Portugal e a Europa" decorre no próximo dia 13 de janeiro, na Biblioteca Pública de Évora, às 21h00 e, para além de Carlos Zorrinho, conta com a participação da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques e de Filipe Palma da Comissão Diretiva do Alentejo 2020.