As Festas do Povo de Campo Maior vão ter um Centro Interpretativo que abrirá portas já este sábado, dia 27 de agosto, num espaço que conta a história desta tradição secular.
Em declarações à Rádio Portalegre, Luís Rosinha, presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, afirma que tem a ambição de começar já a preparar a festa para 2023, sublinhando que “o povo deve mostrar ao mundo a razão do evento ter sido classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO”.
O Centro Interpretativo das Festas do Povo – Casa das Flores resulta de um investimento de mais de um milhão de euros da autarquia. Segundo o autarca, este espaço será “essencial para valorizar as festas”.
De acordo com a Rádio Portalegre, a cerimónia de inauguração do Centro Interpretativo está marcada para as 11:00, sendo antecedida por uma arruada com início às 09:45.
Recorde-se que as Festas do Povo de Campo Maior foram classificadas como Património Cultural Imaterial da Humanidade no dia 15 de dezembro de 2021. O evento consiste na decoração das ruas de Campo Maior com flores de papel e outros objetos em cartão e papel, feitos pelos residentes de cada rua.
São festas que não se realizam ciclicamente, mas quando o Povo entende. As últimas Festas do Povo realizaram-se em 2015, ano que marcou o regresso deste grande evento de cultura popular.
Fotografia de observador.pt