18 Janeiro 2019      19:11

Está aqui

Novo Centro de Investigação e Desenvolvimento abre em Évora

José Calixto e Nuno Guerra

É a Create IT – uma empresa portuguesa focada no desenvolvimento de sistemas multiplataforma críticos ao negócio – a empresa que aposta no Alentejo, mais concretamente em Évora, para abrir um Centro de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e que estará focado em competências de Machine Learning, Gamification e Analytics para aplicação em soluções cloud.

Este novo centro será inaugurado ainda este mês e procurará criar competências de Machine Learning, Gamification e Analytics para aplicação em soluções cloud destinadas a revendedores e distribuidores de todo o mundo e que tornará Portugal uma referência na área.

As novas soluções a desenvolver no Centro serão destinadas a revendedores e distribuidores cloud, e, em algumas áreas de serviço destinam-se a empresas com operações nos 5 continentes, outras representarão uma maior aposta na Europa Ocidental e Norte da Europa – Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia e Irlanda.

Em comunicado enviado à nossa redação Nuno Guerra, CEO da Create IT, revelou que:

“É com enorme satisfação que damos este importante passo na história da Create IT. Ao longo do tempo, sempre foi nossa intenção acompanhar a dinâmica e evolução quer do mercado em geral quer dos desafios dos nossos clientes em particular. As áreas de Machine Learning, Gamification e Analytics são hoje críticas para quem quer ser competitivo, e são essas mesmo as apostas do nosso novo centro de I&D: aproveitar o enorme potencial do capital humano existente no nosso país para criar produtos inovadores que permitam democratizar o acesso a tecnologias de ponta, focadas em dar o ‘extra-mile’ que as empresas precisam para ser mais eficientes e tomar melhores decisões.”

Com sede na EvoraTech, as competências e soluções previstas para o Centro de I&D serão efetuadas em parceria com a Universidade de Évora e a sede estará localizada nas instalações da.

A decisão pela cidade alentejana para servir de casa a este centro deveu-se à possibilidade de realizar estágios e projetos de fim de curso com alunos da Universidade de Évora; à garantia de imersão total da equipa de I&D nos projetos, com um maior foco e especialização da equipa e à possibilidade de desenvolver polos de nearshore em Évora para clientes internacionais, para os quais a Universidade de Évora pode assegurar a formação e uma base de recrutamento de mão-de-obra qualificada.

José Calixto, Presidente do Conselho de Administração da ADRAL (Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo), salientou à redação que: 

“O ecossistema de empreendedorismo de base tecnológica tem conhecido uma crescente dinâmica no Alentejo. Em Évora estamos a acolher iniciativas cada vez mais inovadoras e à escala global, sendo exemplo a instalação da Create IT com um novo centro de investigação a nível internacional, à qual muitas outras se seguirão. É nosso compromisso firme continuar a investir no apoio ao fortalecimento da rede de parcerias estratégicas de base local, e a desenhar novas iniciativas de aceleração no território, que complementem as existentes e que contribuam para a fixação de novas iniciativas de I+I (Investigação e Inovação), maior resiliência e reconhecimento comercial das empresas e que as projetem na transformação digital.”

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.