27 Junho 2022      09:58

Está aqui

Nova central fotovoltaica em Sines abastecerá 42 mil famílias

A empresa alemã RWE arrancou com a construção de uma central solar em Morgavel, Sines, que ocupará 100 hectares e deverá ficar pronta no próximo ano.

De acordo com o jornal Expresso, a construção está a cargo da Omexom Portugal e do grupo francês Vinci Energies, enquanto os trabalhos de instalação da subestação e da ligação à rede elétrica estão a cargo da empresa portuguesa CME.

O projeto, que terá uma capacidade instalada de 44 megawatts (MW), deverá começar a produzir energia em 2023 e irá gerar eletricidade suficiente para cobrir o consumo médio de 42 mil famílias.

“Os trabalhos iniciais de construção já arrancaram. A instalação dos mais de 91 mil painéis solares deverá começar no final do verão, numa área de cerca de 100 hectares”, avança a RWE em comunicado.

Os módulos solares serão bifaciais, o que significa que poderão produzir eletricidade em simultâneo a partir da área diretamente exposta ao sol e da área de trás dos painéis, por via indireta, maximizando a produção.

Note-se que a RWE está a reforçar os seus investimentos no Sul da Europa, tendo no ano passado arrancado a construção de duas centrais solares em Espanha e planeando o início de uma terceira, no mesmo país, este verão.