29 Março 2023      09:54

Está aqui

Nova abertura da Lagoa de Santo André ao mar vai ser feita em maio

O Secretário de Estado do Ambiente, Hugo Polido Pires, garantiu ao presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, que uma nova ação de abertura da Lagoa de Santo André ao mar vai ser feita durante o mês de maio, em data ainda a definir.

Este ano, foram registadas nesta ação, que está a cargo da Agência Portuguesa do Ambiente/Administração da Região Hidrográfica do Alentejo, falhas que, de acordo com o município, “comprometem a saúde dos ecossistemas e a economia local”.

A garantia do Secretário de Estado foi deixada na sequência das preocupações partilhadas pela Câmara Municipal, pela Junta de Freguesia de Santo André e pela comunidade local junto das entidades competentes, depois de duas operações de abertura da Lagoa falhadas, nos dias 7 e 11 de março, que apenas permitiram que a ligação ao mar durasse algumas horas.

A Câmara Municipal enviou, entretanto, uma carta à tutela, na qual salientou que “esta ação é fundamental para a renovação da água da Lagoa, importante para o aumento da oxigenação, redução da eutrofização e estratificação, e para a entrada e saída de peixe, assim como o do ecossistema lagunar”.

Ainda segundo o município, a falta de ligação ao mar também causa problemas à comunidade piscatória da reserva, à restauração, que se dedica especialmente à confeção de um dos mais apreciados pratos da Freguesia da Santo André, a enguia, e que vê a sua atividade económica afetada, e ao turismo, uma vez que a qualidade da água pode ficar comprometida e, por conseguinte, prejudicar a prática balnear.

Tendo todos estes fatores em conta, a autarquia apelou ao Ministério do Ambiente para que este interviesse junto da Agência Portuguesa do Ambiente, de forma a que, em momento oportuno, fosse agendada uma nova abertura da Lagoa.

A Lagoa de Santo André deve ser aberta ao mar uma vez por ano, preferencialmente antes do dia 15 de março, de acordo com as recomendações do Regulamento do Plano de Ordenamento desta Reserva Natural.

 

Fotografia de radiom24.pt