16 Novembro 2020      08:47

Está aqui

Nisa alerta que situação epidemiológica no concelho é grave

A autarquia de Nisa contestou, este domingo, os números do relatório diário apresentado pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) em relação à pandemia de covid-19 no concelho, alertado que a situação “é bem mais grave”.

Em nota publicada na página de Facebook, o município de Nisa considera que o relatório epidemiológico da ULSNA publicado domingo “não corresponde” à realidade. “Existe a plena consciência da realidade que infelizmente afeta o concelho, a qual não corresponde à real situação sanitária covid retratada no boletim diário, pois a realidade é bem mais grave”, lê-se na nota.

Por sua vez, o boletim diário da ULSNA apontou para cinco casos ativos no concelho de Nisa, neste domingo. A câmara, liderada pela socialista Idalina Trindade, lamenta o “destempo” da informação, garantindo que está a tomar medidas para “mitigar” a situação epidemiológica.

O comunicado acrescenta ainda que “consciente do problema que é de todos, a Câmara Municipal de Nisa já se encontra a tomar e a operacionalizar medidas diversas no terreno, por forma a mitigar a situação de pandemia que vivemos”.

Contactada pela Lusa, a ULSNA não quis reagir a esta situação apresentada pelo município de Nisa. De acordo com o relatório publicado na manhã de domingo pela ULSNA na sua página na Internet, o distrito de Portalegre registava 387 casos ativos, sendo a lista liderada pelo concelho de Portalegre, com 183 casos. Seguem-se Elvas, com 45 casos ativos, Ponte de Sor (29), Campo Maior (29), Arronches (25) e Monforte (15).

O concelho do Crato apresentava 15 casos ativos, Gavião 10, Sousel quatro, Avis sete, Alter do Chão, Marvão, Nisa e Fronteira cinco casos cada. O concelho de Castelo de Vide não apresentava qualquer caso ativo. No mesmo relatório, a ULSNA indica que foram feitos 23.535 testes de diagnóstico no distrito de Portalegre e que desde o começo da pandemia há registo de dois óbitos associados à covid-19.

 

Fotografia de miluem.blogs.sapo.pt