7 Agosto 2018      10:07

Está aqui

Na ferrovia só a Roménia e Bulgária são piores que Portugal

Portugal caiu no ranking europeu do desempenho dos sistemas ferroviários nacionais, estando agora na antepenúltima posição, apenas acima da Roménia e da Bulgária. A avaliação foi feita pela Boston Consulting, com base no RPI (Railway Performance Index), como está a avançar hoje a Revista Cargo.

O pior desempenho vem da segurança e da utilização da infra-estrutura. Já em termos de qualidade de serviço a ferrovia nacional ficou perto da média europeia (1,5) com uns 1,4.

O indicador RPI tem três prismas de avaliação: a utilização, de cargas e pessoas, da rede ferroviária, a qualidade do serviço prestado (pontualidade e preço) e a segurança (número de acidentes). Somados estes padrões, Portugal amealhou somente 1,5 pontos, um registo pobre face à média, de 4,8 pontos, verificada na Europa. No topo da lista ficaram países como a Suíça (7,2), Dinamarca (6,8) e Finlândia (6,6).

Para os países com fraco desempenho a consultora americana sugere maior investimento e alerta que pode demorar vários anos até os declínios se tornarem claramente visíveis, por isso é altura de tomar medidas para reverter esses declínios a fim de assegurar que os clientes da ferrovia não sofram o seu impacto.

O tema é recorrente mas vem a público numa altura em que a CP começa a acusar vários problemas na sua gestão, com a supressão de comboios em todo o país e com a evidente degradação a que o serviço chegou, como a situação a que estiveram sujeitos os cidadãos que estavam a ser transportados num comboio regional com destino a Vila Nova da Baronia, Beja, que avariou entre Alvito e o local de destino, ao final do dia 5 de agosto de 2018, num quadro de registo de elevadas temperaturas e sem que, segundo Pedro do Carmo, deputado do PS eleito por Beja, existissem planos de emergência e de apoio às pessoas.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão.

 

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.