31 Agosto 2019      16:00

Está aqui

Museu Jorge Vieira reabre hoje, em Beja

Em Beja, o Museu Jorge Vieira, fechou há quase dois anos devido ao estado de degradação do edifício. O espólio foi agora transferido para a Casa do Governador, no castelo da cidade, e será aí que, a partir deste domingo vai funcionar provisoriamente.

O espólio é constituído por desenhos e esculturas de Jorge Vieira (1922-1988) - considerado "um dos escultores mais importantes do século XX" – e foi doado pelo próprio à autarquia, em 1994, vai ficar exposta na Casa do Governador até à abertura do Centro de Arqueologia e Artes, onde terá o seu definitivo lugar.

O Centro de Arqueologia e Artes está terminado desde 2017 e representou um investimento de 2,1 milhões de euros, financiado através do Fundo Jessica Portugal, mas o centro ainda não abriu ao público uma vez que ainda se espera que sejam terminadas as intervenções no fórum romano e na Casa da Moeda.

Fonte da autarquia revelou que se espera que o espaço abra até 2021; será composto por um edifício e um logradouro interior. Na área ocupada foram achados, escavados e postos a descoberto vestígios arqueológicos do antigo fórum romano de Beja e onde se destaca um templo romano do século I d.C., um dos maiores da Península Ibérica; é também parte integrante a Casa da Moeda, do século XVI.

 

Imagem de canalalentejo.pt

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.